Resenha | Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks




Título: Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2013

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.
Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Ira Levinson é um senhor de 91 anos que acabara de sofrer um acidente de carro durante uma nevasca. Preso nas ferragens, sem esperança de ser encontrado, Ira se vê diante da sua falecida esposa que morreu há nove anos. Mesmo desconfiado que a presença dela possa ser apenas um devaneio, Ira e Ruth relembram a longa jornada que viveram juntos: o primeiro encontro, o dia em que ele a pediu em casamento, a primeira noite de amor e as implicações que a Segunda Guerra lhes causou.

Sophia Danko é uma bela estudante de história da arte que acabou de terminar um relacionamento com Brian. A garota, desde o término, evita sair de casa porque ele a persegue aonde quer que ela vá. Após muita insistência de Marcia, sua melhor amiga da faculdade, ela acaba indo a um rodeio onde irá conhecer Luke Collins, o peão que acabara de vencer a competição. 

Luke é um caubói habilidoso que mora com sua mãe em uma fazenda. Os dois viviam uma vida pacata até que um grave acidente os deixou numa situação financeira complicada, levando-os a possibilidade de perder a propriedade.

Sophia e Luke começam a se relacionar, apesar de ambos viverem em mundos completamente diferentes, e logo percebem que um não pode viver sem o outro. Contudo, o peão guarda um segredo que pode colocar esse amor à prova.


Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor e, ao terminar o livro, percebi que preciso ler todas as obras do Nicholas Sparks. A mensagem de amor que o livro passa é tão bonita ao ponto de deixar o leitor arrepiado. Apesar de ser casais de gerações diferentes, ambos possuem um sentimento em comum: o amor verdadeiro.

Ira e Ruth viveram mais de cinco décadas juntos e se amaram de forma incondicional. Não foi um casamento perfeito, uma vez que tiveram seus altos e baixos, mas o sentimento que sentiam superava qualquer coisa. Foram responsáveis pelos melhores quotes presentes no livro.

"Gostaria de ter talento para pintar o que sinto por você, porque minhas palavras sempre parecem inadequadas. Imagino usar vermelho para sua paixão e azul-claro para sua bondade; verde-floresta para refletir a profundidade de nossa empatia e amarelo-vivo para nosso persistente otimismo. E ainda me pergunto: a paleta de um artista pode captar tudo que você significa para mim?"
Pág. 298

Sophia e Luke formam o casal composto pela mocinha da cidade e o caubói do interior. Apesar do clichê, eles se amam na mesma proporção do casal mais maduro. Pelo fato de ser um casal contemporâneo e jovem, acabei me identificando com eles. 

"Quando eles começaram a se beijar, seu único pensamento foi que esse era o modo como deveria ser, para sempre."
Pág. 202

A narrativa se alterna entre Ira, em primeira pessoa, e Sophia e Luke, em terceira pessoa. Sparks descreve de uma forma minuciosa que não fica cansativa. Os diálogos, principalmente dos capítulos de Levinson, são apaixonantes. A princípio, as estórias não possuem nenhum tipo de relação, mas elas se cruzam de uma forma surpreendente, tornando o desfecho bastante satisfatório. 

Em Uma Longa Jornada, Nicholas vai nos mostrar, através de uma estória emociante, que a força do amor é capaz de superar qualquer barreira imposta pela vida. Os leitores que gostam de um bom e velho romance vão se apaixonar por esse livro, pois são belas histórias de amor.

Até o próximo post, combinado? 

Comentários

  1. Em Uma Longa Jornada, Nicholas vai nos mostrar, através de uma estória emociante, que a força do amor é capaz de superar qualquer barreira imposta pela vida. Os leitores que gostam de um bom e velho romance vão se apaixonar por esse livro, pois são belas histórias de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Uma Longa Jornada, Nicholas vai nos mostrar, através de uma estória emociante, que a força do amor é capaz de superar qualquer barreira imposta pela vida. Os leitores que gostam de um bom e velho romance vão se apaixonar por esse livro, pois são belas histórias de amor.

      Excluir
  2. Em Uma Longa Jornada, Nicholas vai nos mostrar, através de uma estória emociante, que a força do amor é capaz de superar qualquer barreira imposta pela vida. Os leitores que gostam de um bom e velho romance vão se apaixonar por esse livro, pois são belas histórias de amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas