Resenha | Odalisca - Yuri Belov


Título: Odalisca
Subtítulo: Dançando com o diabo numa noite de lua cheia
Autor: Yuri Belov
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 568
Ano: 2015

Sinopse: Roxane era a garota ideal: pertencente a uma rica família, era jovem, linda, meiga e culta.Tudo isso não passava de uma máscara. Seu lado obscuro a fazia procurar por amores proibidos, paixões violentas e rituais macabros.Seus amantes, em geral, eram encontrados na internet, onde ela se apresentava com o nick de Odalisca, pois era exímia dançarina do ventre. Sentia-se atraída por homens bem mais velhos que ela. É nessa teia que cai Siegfried, um engenheiro de cargo elevado que trabalha na empresa da família de Roxane. Ele se deixou envolver e sequer imaginou as desastrosas consequências disso. Recheada de paixão, mistério, ação e intrigas políticas, a trama é tão perturbadora quanto fascinante.


Em "Odalisca", vamos conhecer a estória de Roxane, uma jovem estudante de Medicina, bela, recatada e que pertence a uma família rica e poderosa. Aos olhos de seus familiares e amigos, Roxane parecia a garota perfeita, mas eles desconheciam a vida dupla que ela levava. Além de frequentar rituais macabros, a garota participa de chats na internet apresentando-se como Nick de Odalisca. Roxane tem uma compulsiva necessidade de seduzir homens: seus alvos preferidos são os mais velhos. Tem predileção por romances difíceis e proibidos. Gosta da sensação de perigo e quando percebe que seu alvo está totalmente envolvido, o abandona. 

Usando todo seu poder de sedução, a garota se envolve com Siegfried, um executivo maduro, culto, trabalhador, que acabara de entrar para a empresa de sua família. O que ele não sabe é que esse intenso relacionamento com Roxane pode trazer péssimas consequências para sua vida.


Durante a leitura, tive uma relação de amor e ódio por esse livro por dois motivos. Em primeiro lugar, meu interesse pela obra surgiu devido ao ar sobrenatural presente na sinopse e na capa. Entretanto, o que pude perceber, na maior parte do livro, é que o autor abordou temas relacionados ao funcionamento de uma empresa, a rotina, as mazelas, a corrupção, deixando a parte sobrenatural em segundo plano. A meu ver, se o autor focasse mais na parte do mistério, e deixasse o lado corporativo no plano secundário, o livro seria ótimo. Mas isso é questão de gosto, podendo agradar outros leitores.

Em segundo lugar, o livro possui um número considerável de páginas onde o autor faz um detalhamento, em alguns momentos desnecessário, dos personagens e de algumas situações. Detalhamento que, a meu ver, serviu apenas para estender a estória, deixando a leitura muito lenta.

O livro apresenta, também, uma parte que envolve tanto mistério quanto erotismo. Cenas picantes, com orgias atreladas a rituais de magia, são bem descritas pelo autor. Há também referências a Covens, grupo de bruxas, e a Wicca, religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza.

A edição é bem caprichada e conta com belas ilustrações que nos ajudam a entender e imaginar alguns fatos da estória. Outro ponto bem bacana é que o autor participa do livro narrando alguns acontecimentos. E por falar nele, existe alguns fatos no livro que apresentam uma verossimilhança bem grande com o pouco que sabemos da sua biografia, pois ele usa o pseudônimo de Yuri Belov, deixando um certo mistério a respeito de sua identidade. Fiquei me questionando o que tem de fictício e de verdadeiro em "Odalisca".

Em linhas gerais, "Odalisca" é um bom livro mas que, a meu ver, deveria ter puxado mais para o lado sobrenatural que o corporativo. Quem curte livros que abordam temas empresariais, com um toque de mistério e conteúdo erótico, pode gostar bastante desse livro.

Até o próximo post, combinado? :)

Comentários

Postagens mais visitadas