Resenha | Espírito de Porco - Diego Velleno

Título: Espírito de Porco
Autor: Diego Velleno
Editora: Multifoco
Selo: Redondeza Contos
Páginas: 96
Ano: 2016
Sinopse: Esta coletânea reúne 55 textos que te farão conhecer um pouco mais sobre o amor e a sujeira que todo indivíduo traz no coração. A fé que se tornou doença e a beleza que existe somente nos olhos dos cegos. Todos os aspectos da vida triturados e aguardando digestão. Uma obra genuína sobre a melancolia e o desespero."Um rapaz feio que partiu sem conhecer o toque apaixonado de outra pele. Hoje ele está aqui. Aliás, hoje ele está em todo lugar. Sujo, incompreendido e sozinho. Alguns o chamam de energia negativa. Outros, de mal agouro. Todavia, o Espírito de Porco não passa de um filho esquecido que ainda aguarda um enterro decente para sua mãe." Venha e se entregue ao Espírito de Porco!

"Espírito de Porco" é uma coletânea de textos escritos por Diego Velleno com prefácio de uma velha conhecida aqui do blog: a escritora Ludmila Clio. Quando recebi o livro do autor para resenha, fiquei na expectativa para começar a lê-lo, pois o livro foi lançado no semestre passado e não sabia o que esperar da obra, uma vez que as únicas informações que tinha eram as contidas na sinopse juntamente com uma primeira análise da capa. Felizmente, embora tenha achado o livro um pouco "pesado", gostei dos escritos do autor.

De modo geral, as poesias presentes no livro apresentam um tom melancólico, pessimista, e me arrisco a dizer que, em algumas delas, existe traços de pessoalidade, fatos da vida do próprio autor ou de seu mundo interior, como se ele estivesse expressando seus sentimentos mais profundos. O "Eu poético", ou "Eu lírico", dessas poesias descrevem situações que retratam o mundo através da melancolia, de não pertencer ao mundo que está inserido. Além disso, percebe-se na obra uma crítica ao próprio ser humano,"a sujeira que todo indivíduo traz no coração".

Diego Velleno é admirador do período conhecido como Mal do Século - Segunda Geração Romântica ou Ultrarromantismo no Brasil - que teve como principal representante o poeta Álvares de Azevedo. Os autores dessa geração tiveram como influência o poeta Lord Byron que é representante do romantismo britânico. Tanto Álvares como Byron inspiram bastante a obra do Diego. Características desses autores e do mal do século como paisagens sombrias, fuga da realidade e uma visão trágica da existência humana são bem notórias nesta coletânea. 

A edição do livro é bem simples, mas possui algumas ilustrações, ao lado de algumas poesias, que gostei bastante.


Em suma, "Espírito de Porco" é um livro forte onde o autor vai tocar em assuntos delicados, como a pedofilia, que podem incomodar algumas pessoas. Recomendo esse livro aos leitores que não têm medo de entregar-se ao 
Espírito de Porco, que não têm medo de deixar-se tocar pelas palavras do Velleno.
Até o próximo post, combinado?

Comentários

Postagens mais visitadas